Como aproveitar a Black Friday de verdade

Hoje viemos falar de uma data muito importante, principalmente para o varejo. Você sabia que nos últimos anos esse período, que tem data móvel já que funciona em uma sexta-feira do mês de novembro, já se tornou a segunda data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal (que fica bem próximo)?

Se você é uma pequena ou média empresa do comércio, preparamos este texto explicando como você pode aproveitar DE VERDADE o mote da Black Friday para vender mais, oferecer benefícios verdadeiros para seus clientes e criar um bom relacionamento com descontos e condições especiais.

 

Como funciona a Black Friday?

A Black Friday acontece sempre na sexta após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. E é verdade que logo que foi introduzida no Brasil, a Black Friday enfrentou muito ceticismo por parte dos consumidores. Isso porque as promoções não foram tão atrativas (e verdadeiras) como as praticadas no exterior.

Mas é fato que o evento caiu no gosto do brasileiro e vem atraindo novos consumidores a cada ano. O crescimento e os efeitos provocados pela Black Friday são sentidos pelo varejo de diversas formas, sendo no local físico ou nas vendas online.

Além de dados de aplicativos que controlam o trânsito apontarem que o fluxo de visita para lojas físicas aumenta neste período, também é verdade que a busca por palavras-chave na rede de pesquisa do Google também aumenta significativamente no mês de novembro.

Conforme o Ebit, as categorias de produtos com maior volume de vendas foram as seguintes: Eletrodomésticos (16%), Moda e acessórios (12%), Telefonia / Celulares (12%), Perfumaria e cosméticos / Saúde (10%), Casa e decoração (9%).

 

Como trabalhar para lucrar na Black Friday?

Outro fato que temos que tomar como verdade é que a famosa Black Friday no Brasil não funciona apenas na “Friday”. Apesar da Black Friday no Brasil acontecer na quarta sexta-feira de novembro, o impacto nas vendas das empresas acaba sendo mais abrangente.

Por isso, diversas lojas e marcas aproveitam para abaixar seus preços e fazer a promoção durar por mais tempo, como a chamada “Black Week”, onde a promoção passa de um dia para uma semana.

E, nos últimos anos, de acordo com o desempenho positivo da campanha, diversos lojistas aumentaram ainda mais o período de ofertas para o mês inteiro de novembro, transformando no “Black Month”.

Porque isso acontece? A prática está provando que disponibilizar as ofertas por mais tempo acaba beneficiando não apenas o lojista, mas também o público consumidor: as lojas porque aumentam o volume de vendas e faturamento; e o cliente que tem mais tempo para tomar a decisão de compra, podendo até aumentar o ticket médio e gastar mais.

 

Comunicando a sua Black Friday

A propaganda e comunicação neste período são essenciais. Apesar de ser verdade que o público já está esperando condições especiais, e já procurar por isso, o mercado está repleto de empresas que podem satisfazer as necessidades de um único cliente.

Para se destacar no mercado, é necessário que a sua marca apareça para o consumidor, trazendo suas condições (que precisam ser de verdade e atrativas) para conhecimento de todos.

Se vai abaixar o preço do produto por outro específico, nada de aumentar antes, o desconto deve ser dado no valor atual do produto antes da promoção.

Vai definir uma porcentagem geral de desconto para vários produtos, mas não são todos que entram na brincadeira? Deixe as condições claras, não faça falsa propaganda ou deixe o público ter um entendimento duplo, criando aquele mal entendido chato.

Se prepare com antecedência, conte com a ajuda da Agência Conteúdo e boas vendas!