Termos de marketing para não profissionais

Mesmo que você não seja o responsável pela comunicação do seu negócio, existem termos que todo empreendedor deve conhecer para saber como se relacionar com uma agência e entender seus relatórios e sugestões. Para entender os termos de marketing não é necessário ser um especialista no assunto nem saber fazer grandes campanhas. Algumas palavras-chaves já podem te ajudar a entender um pouco mais sobre essa área.

Termos de marketing

Por isso, a Agência Conteúdo selecionou algumas dos termos de marketing mais importantes utilizadas entre profissionais de marketing e seus clientes para te mostrar o quanto esse setor é importante para o seu negócio e te ajudar a se relacionar cada vez mais com eles. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco!

Alguns termos de marketing

– B2B ou B2C: essas siglas representam, em inglês, como se posiciona a sua empresa em relação ao seu mercado. Ou seja, uma empresa B2B (business to business, ou empresa para empresa) comercializa seus produtos e/ou serviços para outras organizações, já a B2C (business to consumer, ou empresa para cliente) vende o que produzir para o mercado de consumidores finais.

– CTA (call-to-action): os famosos botões de ação, chamadas responsáveis por chamar visitantes a realizar alguma ação específica que a empresa deseja, servem para incentivar os clientes da sua comunicação. A ação objetivada pelo call to action pode ser um download de um conteúdo específico, o oferecimento de um serviço gratuito ou solicitação de contato ou participação da comunidade, tudo depende da estratégia de obtenção de leads do seu negócio.

– KPI (key performance indicator): os indicadores-chave de performance são as métricas escolhidas para o seu negócio que ajuda a medir os resultados das campanhas e ações de marketing e comunicação realizadas pela sua empresa. Com eles, é possível conferir o processo por meio dos objetivos esperados e as medidas padrões do mercado.

– ROI (return on investment): é por meio dessa métrica, o retorno sobre investimento, que um empreendedor consegue descobrir se a ação desenvolvida trouxe os resultados esperados e avaliar a eficiência e rentabilidade de seus investimentos. Para saber esse valor, basta fazer o cálculo do ganho com investimento menos o custo do investimento. Sendo o resultado positivo, o investimento está trazendo lucros.

– SEO (search engine optimization): as técnicas que promovem a otimização da ferramenta de busca fazem com que a visibilidade do site da sua empresa alcance uma maior classificação em sites de busca e consiga ser visto por mais pessoas. Além de elementos que envolvem programação, palavras-chave e conteúdo do seu site, essas estratégias também se preocupam com a estrutura e design do site.