Publicidade invasiva?

Imagem: Concord90/Pixabay

Muitos reclamam sobre como a publicidade na internet se tornou invasiva. Uma pesquisa feita em 2014 mostrou que 73% dos brasileiros consideravam os anúncios em páginas, sites ou jogos uma grande interferência na experiência de navegação.

Isso se deve basicamente a dois motivos: primeiro, as pessoas estão acostumadas a navegar na internet com tudo de graça e não querem ter que ‘prestar contas’ de nada que fazem. Ou seja, não existe um sentimento de que para você ter acesso a um conteúdo, precisa assistir um vídeo ou ver um banner, por isso a rejeição tão grande aos anúncios.

Segundo, muitas empresas não estão atentas a essa mudança de comportamento do público na internet. Querem veicular comerciais da mesma forma que fazem em outros canais de comunicação e isso não é o correto. Na internet o público tem vez e voz: opina, reclama, participa… E é justamente por esse motivo que entender esse público é fundamental para fazer uma boa campanha.

Como reverter esse quadro? É possível mudar essa situação através de um estudo aprofundado sobre o público que se deseja atingir e o canal de comunicação que o anúncio estará sendo exibido.

É só se perguntar: se o anúncio for exibido em um site de um jornal, será que cobrir a página da notícia principal vai produzir uma boa impressão no público? Nesse caso, é preciso refletir e se colocar no lugar das pessoas que serão atingidas. A marca deve ser uma amiga do consumidor e não uma distração que atrapalha e interfere na informação.

Anuncie de forma que a publicidade esteja aliada a experiência do usuário, sendo útil e acrescentando boas lembranças. A propaganda deve acrescentar conteúdo e informações úteis para o público da página e oferecer um serviço que vai além da marca. Se você vai anunciar numa página sobre atividades culturais na sua cidade, um anúncio com ingressos para os shows desse fim de semana pode ser o ideal. Se a página for de saúde, pode produzir um anúncio com dicas de alimentação para uma empresa especializada em comidas saudáveis.

É mais simples do que você imagina e produz resultados muito positivos.