Seus clientes realmente te conhecem?

Para tomar porções cada vez maiores do mercado, já que a concorrência em todos os ramos não para de crescer e causa a dispersão do público consumidor, empresas estão aumentando o número de serviços oferecidos e produtos disponíveis, se adequando cada vez mais às necessidades do seu público e buscando aumentar a base de clientes.

Entretanto, por adicionar esses novos produtos e serviços de forma desordenada ou nunca realmente focar a comunicação nesse novo diferencial, é comum encontrar empresas que prestam mais de uma dezena de serviços, mas só são conhecidas por um ou dois. E aí, é capaz que a sua estratégia que deveria aumentar o lucro da empresa acaba por deixar um grande estoque de produtos não procurados, pois a demanda não foi estimulada.

Divulgar os demais produtos para os seus clientes ativos, aqueles que já o conhecem e estão satisfeitos com o serviço e atendimento que você presta, pode ser a melhor estratégia para aumentar as chances de elevar as suas vendas mantendo um baixo custo na operação. Por que? Seguimos aqui a mesma lógica do “pai do marketing”, que afirma que é muito mais barato e lucrativo manter um cliente feliz do que investir para atrair novos, que talvez não iremos conseguir manter.

Para a carteira de produtos o pensamento deve ser o mesmo: se custa muito mais adicionar um novo serviço, que pode nem ser extremamente relevante para os seus clientes, talvez não valha a pena redirecionar seus investimentos para ele. Mas se sim, esse produto trará benefícios por ser um grande diferencial e seu público busca por ele, talvez explorar a sua cartela de clientes com esse novo portfólio seja mais lucrativo do que gastar em comunicação para pessoas que você ainda não conhece.

Sabe como? Ações de e-mail marketing, principalmente quando a empresa já tem uma plataforma e costuma utilizar essa estratégia digital, custam muito pouco comparando com campanhas pagas no meio digital ou até outras campanhas fora dele. Além disso, aumentar o ticket médio do cliente, que é o valor que ele gasta dentro do seu negócio por compra, significa aumentar o lucro do seu negócio com apenas um custo de comunicação, distribuição e relacionamento.

Percebe como o lucro da sua empresa pode subir – e muito – bom clientes que você já tem, dados que já possui e parceiros que já conhece? Marque uma conversa com a Agência Conteúdo e vamos descobrir a melhor forma de fazer isso dar certo!