Métricas de vaidade: ter muitos seguidores garante sucesso?

Tão importante quanto criar boas estratégias de marketing digital e comunicação, medir os resultados é algo essencial para entender como o público percebe sua marca. Além disso, saber entender o que está funcionando e o que é apenas um dado vazio é crucial. Por todos esses motivos, ter um consultor com vasta experiência é algo tão necessário.

Quando aplicamos os processos de análise e monitoramento é possível encontrar as chamadas “métricas de vaidade”. Esses são indicadores, como o nome já diz, que nos ajudam a inflar o ego da empresa, apontando quais resultados que podem não ser reais. Ou seja, eles nos mostram o que não será importante para os resultados gerais do negócio e podem desviar o foco das ações.

Se o seu setor de marketing está gastando muito tempo acompanhando informações que no final não ajudam a tomar nenhuma decisão estratégica de mercado, talvez seja a hora de buscar auxílio de uma empresa qualificada para encontrar as reais métricas do seu negócio.

Mas, atenção: quando falamos que essas métricas são fruto de “vaidade” e levam os profissionais de comunicação e marketing a perder tempo, isso não significa que elas devam ser ignoradas. Na maioria dos casos, apenas um estudo conjunto de diversos dados e resultados pode apontar o sucesso de uma estratégia. O que queremos alertar é que, por dizerem pouco acerca das ações realizadas, essas métricas podem não ser o foco ou “objetivo” de investimento da sua organização.

O maior exemplo de métrica de vaidade, que muitas pessoas colocam como prioridade número 1, é o número de seguidores ou curtidas em uma página. Afinal, se você conhece o suficiente de atuação nas redes sociais deve saber que, nos dias de hoje, é até possível “comprar” seguidores e encher um perfil de números falsos.

No final, de que adianta aumentar exponencialmente o número de curtidores de uma página se, no final, aquele público pode, nem sempre, ser o público que você busca ou que compraria da sua empresa? Assim, fica fácil perceber como esse número pode significar pouco em relação aos resultados do seu negócio. Número de seguidores significa muito pouco quando não é acompanhado por engajamento do público ou ações tomadas nas redes sociais (cliques no seu site, perguntas no inbox sobre produtos).

Ainda não sabe quais são as métricas que você deve focar para o seu negócio nas redes sociais? A Agência Conteúdo é referência em marketing digital e gestão de mídias sociais, entre em contato!