Usando Pokémon Go em ações de marketing

08.10

Pokémon Go é um sucesso incontestável e desde que foi lançado tem sido o principal assunto em todos os lugares. O jogo desenvolvido pela Niantic e pela Pokémon Company quebrou todos os recordes com a incrível marca de 75 milhões de downloads só nas três primeiras semanas.

É importante olhar com cuidado para sucessos como esse e saber aproveitar as oportunidades. Esse jogo atrai muitas pessoas e com boas estratégias e criatividade, é possível chamar a atenção e até conquistar um novo público.

O jogo.

O objetivo do game é fazer com que você capture os monstrinhos que estão escondidos pelo seu bairro, (alguns são mais raros e difíceis de achar) mas para encontrá-los, é necessário estar com o GPS ligado e sair de casa para explorar o mundo real.

No jogo existem pontos específicos chamados de PokéStops. Neles os jogadores podem coletar itens gratuitos como novas pokébolas e frutas que atraem os pokémons até você. Geralmente, os PokéStops estão em prédios e estabelecimentos comerciais.

Ao longo do jogo você ganha experiência e pode entrar para uma equipe: amarela, azul ou vermelha. Depois de escolher, vai poder participar das batalhas que acontecem nos ginásios e dominá-los para o seu time. Geralmente os ginásios estão em igrejas, monumentos e pontos turísticos.

Usando Pokémon Go em ações de marketing

Fale quais Pokémons é possível encontrar no seu estabelecimento e compartilhe com um print nas redes sociais. Quanto mais raro o monstrinho for, melhor será. Se seu estabelecimento ficar próximo a um PokéStop, coloque um lure module para que mais pokémons sejam atraídos ao local. Um gerente de um restaurante em Nova Iorque aumentou suas vendas em 75% depois que ativou esse item.

Faça um concurso com as fotos mais criativas tiradas no App, usando alguma hashtag. Premie os vencedores com algum item.

Outra estratégia criativa é fazer promoções do dia para as equipes de Pokémon Go. Pode ser um desconto para o time amarelo ou até uma promoção para quem for do time que dominar o ginásio mais próximo.

Venda seus produtos de maneira diferente, chamando atenção para o hype do jogo. Uma pizzaria em Fortaleza, que fica cercada por PokéStops, inovou lançando um novo sabor de pizza em formato de Pokébola: a PokéPizza. Uma ideia simples que tem feito sucesso e atraído ainda mais pessoas para o local.

Patrocínio

Para os que não ficam perto de nenhum PokéStop ou ginásio, os desenvolvedores do jogo já garantiram que nas próximas atualizações, será possível patrocinar um local para que ele se torne um PokéStop.