Os riscos de chamar o sobrinho

Profissionais analisam tudo para criar uma campanha de resultados

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Os “sobrinhos” são aquelas pessoas que costumam ser lembradas quando o dono ou diretor de uma empresa tem um problema ou precisa de alguma coisa para divulgar sua empresa e pensa que é só chamar uma pessoa que sabe de designer. Com baixo ou nenhum custo, esses parentes ou conhecidos costumam ser pessoas que possuem algum conhecimento em ferramentas como Photoshop, Illustrator ou CorelDRAW. Mas é aí que mora o grande perigo.

Uma pessoa com conhecimento numa ferramenta deve ser apenas uma pequena parte de uma criação. Existe a análise de público, perfil do produto, planejamento, conteúdo, criação, revisão e muitas outras etapas necessárias.

E quando falamos em campanha de marketing digital, precisamos de especialistas com grande experiência e de gerentes com alto grau de conhecimento para guiar as ações com o objetivo de gerar resultados positivos. Estrategistas em mídia social, criadores de conteúdo digital, analisadores de público, designers com foco em mídia online, especialistas em SEO, profissionais de mídia paga, desenvolvedores com foco em ferramentas específicas e muito mais.

Ao passar a bola para um sobrinho porque ele “sabe mexer no Photoshop” ou ele “é muito bonzinho” e “faz as coisas bem bonitinhas, do jeito que você pede”, muita coisa está sendo deixado de lado. O risco de se ter prejuízo com esse tipo de atitude é muito maior, ou seja, mesmo que você invista apenas 10% do que investiria em uma agência, você provavelmente vai perder esses 10%, enquanto uma agência pode te gerar lucros bem acima dos 100%.

Refletir sobre os resultados antes de pensar nos investimentos é o caminho correto antes de iniciar qualquer ação de marketing. Conversar com um especialista não gera custo e pode lhe ajudar muito a entender o que você estará perdendo se trocar uma agência especializada por um “sobrinho”.