Com o potencial de crescimento que o marketing digital está entregando as empresas, muitos ainda tem dúvidas sobre quais os melhores meios para adicionar na sua estratégia, quanto investir e como começar.
Canal responsável por promover a marca, interagir com o público e estreitar os laços, as redes sociais são parte importante dessa estratégia. Mas, quais redes sociais valem a pena investir e colocar o perfil da sua marca?
Um plano de ação consistente deve levar em conta pelo menos três fatores para acrescentar uma rede social na sua estratégia: de é neste meio que você irá encontrar o seu público (perfil da persona da marca), adequar o discursos para cada canal (linguagem para persuadir o público) e se as características da rede se assemelham com a identidade do negócio.
Simples? Nem tanto. Então vamos por partes… Primeiro, onde está a sua persona. Se você ainda não sabe o significado e aplicação do conceito de persona, está na hora de entender e construir a sua. Uma persona é, basicamente, uma representação fictícia do seu cliente real, que pode ser construída com apoio de dados reais do seu banco de dados, entrevistas com o seu “cliente ideal” ou suposições baseadas em pesquisas de mercado.
Assim, após reunir todo tipo de informações sobre esse “cliente ideia”, como dados demográficos, comportamentais e características pessoais do que essa persona busca e deseja, é possível entender em que canais e redes sociais você conseguirá encontrá-la. Vale também pesquisar com seu público.
O segundo passo é adaptar seu discurso para a linguagem da rede social. Afinal, não adianta de nada colocar um perfil da sua empresa no Twitter e não conseguir falar o que deseja em 140 caracteres ou menos. Cada rede social, assim como cada grupo de relacionamento ou conexão, tem o seu próprio jeito de falar, mesmo que estejam dizendo a mesma coisa.
E isso já se relaciona diretamente com as características de cada rede social. Se no Instagram o foco é comunicação visual, atrair por imagens, sua empresa tem que saber promover sua mensagem com a menor quantidade de texto possível, deixando as “imagens falarem por si mesmas”. Se no LinkedIn o perfil é mais formal e o objetivo é construir networking, sua marca deve oferecer conteúdo que atraia essas pessoas, com links, referências, infográficos e tabelas.
No final, a escolha vai depender do objetivo da sua empresa e de onde seu profissional de marketing e comunicação acredita que atingirá melhor seu público. Precisa de ajuda para colocar essa estratégia em ação? Entre em contato conosco!