As maiores tendências em marketing para 2020

No nosso último conteúdo de 2019 aqui no blog, resolvemos relembrar as novidades que nossa área encontrou neste ano que está indo embora e prever algumas das tendências em marketing digital para 2020, que já promete começar com tudo.

Neste ano, quase todas as promessas para o marketing se cumpriram, e foi muito legal acompanhar cada mudança e ver o mercado de adequando para aproveitar as novidades enquanto elas chegavam.

Para começar, vimos os usuários das plataformas digitais serem cada vez mais ouvidos, suas vontades sendo acatadas e os canais que eles estão inseridos cada vez mais integrados. Foi o ano na experiência do usuário, como oferecer mais benefícios de forma ao usuário enxergar mais vantagem e se sentir “abraçado”, mesmo à distância.

Foi também o ano da personalização, para aumentar conversões e vendas. Com as novas tecnologias de utilização de dados, automações e aprendizagem por meio da inteligência artificial, conseguimos perceber que, cada vez mais, a mensagem que vemos de uma empresa é “para nós”.

Agora, vamos começar nossas previsões para 2020, o que este ano prepara para o marketing e comunicação. Quer conferir conosco? Então vem acompanhar o que definimos como as principais tendências em marketing para o novo ano.

1. Chats privados para personalizar a voz da marca

Grandes marcas já usam bastante essa tendência, assim como empresas pequenas (às vezes, sem nem perceber). Não apenas para 2020, mas para o futuro, a tendência é cada vez mais se comunicar com o público de forma quase que “exclusiva”, o mais pessoal que as ferramentas permitirem.

Como não podemos ter um atendente para cada cliente, já é possível encontrar soluções tecnológicas que entregam um atendimento mais personalizado, aprendendo com a experiência do consumidor.

Exemplos são: o uso do WhatsApp para enviar mensagens particulares para cada cliente, informando detalhes da compra e como acompanhar um pedido que você acabou de fazer no site.

2. Assim como 2019, a palavra do ano também é “personalização” da experiência

Vamos falar de uma tendência em marketing que se reprete por mais um ano. Segundo uma pesquisa da Accenture Interactive, grande nome no mercado de tecnologia, 91% dos consumidores se declaram mais propícios a comprar com marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes aos seus interesses.

Ou seja, para convencer um público, é preciso saber o que ele busca e oferecer soluções que se adequem as suas necessidades. Por isso, ter uma ferramenta de inteligência artificial que consiga prever os desejos do cliente e uma comunicação ágil para tentar converter seu desejo em venda (antes que um concorrente) é o segredo do negócio.

Como já foi algo bem abordado neste ano, a personalização no envio de ofertas e newsletters para o público já é algo visto como essencial. Para 2020, os investimentos na área vão ser ainda maiores.

3. Aumento da oferta em busca visual para ajudar o consumidor

Você conhece o Pinterest? Este é um site que oferece conteúdo apenas por imagens, similar ao Instagram, mas ainda mais potente em determinados nichos (como moda, casa e artes visuais).

Segundo especialistas, 90% das informações transmitidas ao cérebro são em forma de imagem, que conseguem ser processadas 60 mil vezes mais rápido que qualquer outro texto. Por isso explorar o uso de imagens para o marketing é tão importante e consideramos essa estratégia como uma tendência em marketing para o ano.

Já existem aplicativos que usam a câmera para te ajudar a encontrar informações sobre o que você precisa, como um vinho ou peça de roupa. A tendência é que isso aumente ainda mais, levando a uma pesquisa mais rápida e fácil para o consumidor, ajudando as marcas a oferecer ainda mais informações que acabem levando à venda.

Gostou das nossas dicas? Ainda temos várias promesas de tendências em marketing para este novo ano que se aproxima, mas vamos deixar para compartilhar com você em breve. Esperamos que goste do conteúdo, acompanhe as mudanças do ano e tenha um ótimo Ano Novo!