Qual o melhor modelo de gestão de marketing e comunicação para o seu negócio?

Nos últimos anos o mercado de marketing e comunicação mudou drasticamente. Na verdade, se pudéssemos colocar em um caixa as áreas do mercado que mais se alteram ao longo do tempo, a nossa área estaria facilmente no topo dessa lista.

Isso porque estratégias de comunicação, negócios e marketing se baseiam principalmente em um fator que está em constante atualização e evolução: as pessoas. Não existe comunicação sem um interlocutor, e é nessa troca de informações e atenção na recepção e atratividade da mensagem que nosso trabalho inicia.

Tradicionalmente no Brasil, o marketing e comunicação estiveram ligadas a grandes players do mercado. Ou seja, apenas multinacionais, grandes empresas locais e impérios nacionais podiam investir o dinheiro que as mídias custavam. Para intermediar esse processo, não era necessário muito, então poucas agências de comunicação também dominavam o mercado.

Com a massificação dos meios e ampliação na oferta de mídia e canais de comunicação onde uma empresa poderia se promover, as coisas começaram a mudar. Agora não apenas as grandes empresas comunicavam com o público, mas também empresas locais e pequenos e médios negócios conseguiam encontrar o seu espaço, mesmo que com uma frequência menor.

Nos últimos anos, com as modernidades adquiridas com o desenvolvimento tecnológico do século 21, esse processo chegou a níveis ainda mais democráticos: qualquer um consegue investir em mídia, inclusive sem precisar do intermédio de um agência ou profissional de comunicação.

Com tantas possibilidades – e pouquíssimos profissionais treinados e pronto para atuar -, os empreendedores se veem repletos de opções para gerir o processo de marketing e comunicação da sua marca. Esse texto vai te ajudar a entender suas principais escolhas, vantagens e investimento.

Como gerir o marketing e comunicação do seu negócio?

1. Por meio de uma agência de comunicação (marketing e publicidade)

A escolha mais óbvia, e a que a maioria das empresas mais estruturadas decide, é por deixar a gestão de toda a comunicação da sua empresa, inclusive estratégias de marketing, nas mãos de uma agência, empresa de comunicação que conta com profissionais de diversas áreas e grande experiência de mercado. Contratando uma agência, sua empresa não necessita de uma estrutura pré-estabelecida, apenas um profissional, que pode ser o próprio gestor, para receber as produções e aprovar.

Essa escolha não é uma das mais baratas, mais é de longe a mais completa e a que vai exigir menos atenção e esforço da empresa, precisando apenas contratar, brifar a agência sobre o seu negócio e ajudá-los a criar as melhores ações para atingir o seu público.

 

2. Criando uma estrutura de agência “dentro de casa” (a house)

Essa opção recomendamos apenas para empresas que já tenham uma certa maturidade sobre o processo de comunicação, como funciona o processo de demandas e atividades na área de marketing e que disponham de tempo e profissionais responsáveis para gerir uma estrutura similar a uma agência de publicidade “dentro de casa”.

Essa estrutura, na prática, pode sair uma das mais “caras” de todas, pois exige investimento em estrutura, equipamento, profissionais especializados e esforço alto de comunicação entre todos esses fatores. Como lado positivo, vemos que empresas que têm um volume muito alto de atividades pode precisar de uma equipe completa dedicada as suas necessidades, o que nem sempre acontece quando tem sua conta em uma agência de comunicação.

 

3. Contratando prestadores de serviço e uma consultoria de marketing

Por fim, nossa última opção é uma das mais elevadas em nível de conhecimento e esforços. Aqui existem duas “opções”: sua empresa pode contratar esses prestadores de serviço, comumente chamados de “freelas” ou “freelancers” por meio de CLT ou prestação de serviço com nota fiscal.

Já a opção da consultoria de marketing, apesar de não exclusiva, pode ser essencial. Se a sua empresa não tem um setor de marketing e comunicação muito desenvolvido e altamente especializado, com experiência em todas as áreas possíveis, a consultoria será exatamente a equipe de profissionais que vai gerir essas atividades, criar as estratégias, demandar atividades dos prestadores de serviço e estabelecer processos que vão garantir o funcionamento da estrutura.

 

Por meio dessas explicações, já sabe dizer qual a melhor opção para gerir as estratégias de marketing e comunicação do seu negócio? A Agência Conteúdo pode te ajudar nesse processo, independente do resultado final. Entre em contato!