Como os empresários estão usando a criatividade para se manterem firmes durante a crise?

ideia

Condesign/Pixabay

A crise econômica do Brasil atingiu em cheio as pequenas e grandes empresas do país. Em uma pesquisa feita em 2015 pelo SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, dos 316 empresários pesquisados, 36% avaliaram o momento como negativo. Enquanto muitos recuam pelo medo, outros aproveitam esse momento para repensar seus negócios e, com muita criatividade, se destacar no mercado.

Diversos empresários compreenderam o valor que há em entender o seu público. É o caso de Tatiana Nascimento, especialista no setor de atacados. Percebendo que havia demanda, ela decidiu investir em novos itens para sua loja de bijuterias. “É na crise que aparecem as ideias. Aqui na loja temos lembranças, presentes, acessórios, roupas, óculos, bastantes peças para agradar tudo mundo”.

Analisar a empresa também é muito importante. Se posicionar, reinventar, trazer conteúdo e novidades. “É o que temos que fazer nessa época de crise, estar sempre com algumas alternativas para agradar o público”, conta Greyce Ramos Rodrigues, dona de uma franquia de Bufês em Goiânia.  “Passamos a investir em brinquedos modernos, alimentação toda feita no Buffet e estamos sempre nos reinventando, trazendo novidades”.

A crise torna os compradores muito mais seletivos em relação ao uso do seu dinheiro. É importante ressaltar que as pessoas não deixaram de consumir, mas mudaram a maneira como fazem isso. E essa mudança de hábitos precisa ser levada em conta na hora de criar um plano criativo.

Por isso entender como os clientes pensam é parte fundamental nesse desenvolvimento. Uma agência de comunicação especializada auxilia muito nesse processo de estudo do público-alvo e traz alternativas criativas para o crescimento de sua empresa, através de análise de mercado e estratégias de posicionamento.

A exposição às dificuldades acaba revelando quem realmente somos. Isso exige dos empreendedores pequenos ou grandes a oportunidade de criar coisas novas para sobreviver a essa época.

Por isso, em tempos de crise, crie e inove. Com criatividade e conteúdo, é possível atravessar esses momentos com muito sucesso.

Clique aqui e conheça alguns cases de sucesso que foram desenvolvidos pela Agência Conteúdo.