Como o conteúdo pode ajudar sua estratégia de marketing?

CAPACONTEUDO

O primeiro passo para implementar um marketing completo e eficiente na sua empresa é planejar suas ações. Esse plano, que leva em consideração a posição da sua marca no mercado, como ele está no momento, quais áreas merecem mais investimento e quem é o seu público-alvo hoje (suas personas), é chamado de Plano de Marketing. Anualmente (ou semestralmente), sua empresa reúne todos os grandes decisores e mentes estratégicas do seu negócio para fazer análises e previsões para o futuro. São dessas informações obtidas e discutidas que sua estratégia de marketing nasce.

Não existem fórmulas para definir essa estratégia, mas todos os bons planos de marketing apresentam um ponto em comum: conseguem desenvolver ações para atingir seu mercado de forma a gerar mais competitividade no mercado. Para se diferenciar do mercado e dos concorrentes, sua marca tem que oferecer uma solução única, o que não quer dizer que seu serviço ou produto devem ser exclusivos. Essa “solução única” engloba tudo que sua empresa oferece ao público: o produto/ serviço em si, a qualidade do atendimento, oferta de diferenciais (entrega, pós-venda, acompanhamento online), canais de comunicação, entre outros.

Agora que você consegue identificar o que é oferecer uma solução única para seu mercado, fica mais fácil entender como uma estratégia de conteúdo pode favorecer seu marketing e relacionamento com o público-alvo. Se você ainda precisa de mais teoria para acreditar no poder do conteúdo, vamos considerar os 4Ps do marketing.

Esse conceito, um dos mais famosos no marketing mundial, afirma que o mix de todos os serviços que o marketing oferece podem ser agrupados em quatro grandes grupos: produto, preço, praça (ou distribuição) e promoção (a comunicação). Grande parte da comunicação é o que sua marca comunica para o seu público, e o quanto ele considera essa comunicação agradável e útil.

A produção de conteúdo nos seus meios de comunicação (site, redes sociais, blog) busca oferecer aos clientes informações relevantes, soluções para os seus desejos e necessidades. Saber com quem você fala (novamente, suas personas), pode ajudar o produtor de conteúdos a entender seu público e o que ele busca.  No final, sua maior função é se conectar com o público e conversar com ele de forma que não pareça propaganda, mas seu produto/ serviço apareça sempre para solucionar seus problemas no final do texto.

Percebeu como a produção de conteúdo eficiente e atrelado ao plano de marketing pode ajudar sua estratégia e favorecer o crescimento da sua marca? Então a Agência Conteúdo tem muito a fazer para você! Entre em nosso site para descobrir um pouco mais sobre a nossa agência e visite o nosso blog para acompanhar nossos outros conteúdos. Esperamos que eles te ajudem a solucionar seus problemas.