Co-Marketing: você já ouviu falar sobre isso?

Viver em um mundo de constante inovação, onde o ontem já é passado e o amanhã começa hoje, é estar sempre atento as novidades que o mercado lança e aproveitar seus benefícios antes que o diferencial se torne mais do mesmo.

No mundo do marketing e comunicação não poderia ser diferente. Entre as novas tendências, o co-marketing parece estar se tornando uma ferramenta muito poderosa e potencialmente benéfica não apenas para uma marca, mas para todas que participam dessa estratégia mercadológica.

Afinal, co-marketing é o processo de construção de relações estratégias entre duas empresas e se efetiva pela união dessas marcas para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto que atinja seu público em comum. Assim, ela pode ser utilizada para ajudar ambas a aumentarem seu alcance pela união de ideias e percepção de marcas.

O conceito em si não é assim tão novo, quando comparamos com outras tendências que dependem da tecnologia e outras ferramentas modernas para ocorrerem, mas, justamente pela união desses canais e mídias, a utilização do co-marketing está se tornando mais popular agora e trazendo benefícios verdadeiros para as marcas, em várias partes do mundo.

Mas, além do que já foi dito, o que motivaria empresas a escolherem associar sua imagem a outra? A ideia é bem simples, apesar de exigir muito cuidado no momento de execução: algumas marcas já compartilham o mesmo público-alvo com outras organizações, sem serem realmente concorrentes diretos, e existem valores e mensagens que podem ser passadas a esse público que beneficiaria as duas empresas por aumentar a intenção de compra do público.

Outra das vantagens dessa co-comercialização é que, apesar de ambas as empresas terem direcionamento de público similares, não significa que as mesmas pessoas que compram produtos de uma marca necessariamente compram da outra. Ou seja, uma estratégia de co-marketing bem executada pode levar uma das marcas a apresentar o seu produto para outras pessoas, aumentando sua base de clientes.

Um exemplo prático e próximo do mercado local é uma parceria entre um famoso salão de beleza no bairro, que já tem uma lista fixa de clientes, e uma marca de cosméticos ou produtos para beleza, que deseja aumentar sua base de público nessa localidade e acredita na qualidade desse salão e de seus profissionais. Assim, uma campanha conjunta entre as marcas traria benefícios para ambas, possibilitando que pessoas que já utilizam esses cosméticos e não conheciam o salão a perceber que essa marca também oferece os produtos que elas confiam.

Gostou da ideia? Confie em uma empresa de comunicação e marketing de qualidade para selecionar as melhores opções de parceiras para co-marketing e executar uma campanha que traga resultados reais. Marque uma conversa com a Agência Conteúdo!