Como acompanhar resultados de campanhas de marketing digital

Empresas que decidiram investir em marketing digital já conhecem algumas das diferenças básicas entre as ações realizadas pelos meios virtuais e as que costumam acontecer com o marketing tradicional.

Entretanto, o “novo marketing” não veio para substituir a comunicação publicitária de revistas, outdoors e comerciais de TV. Pelo contrário, um dos maiores benefícios dessa “evolução” da comunicação em diferentes meios é que agora é possível ter uma maior integração entre campanhas e alcançar melhores resultados.

O marketing digital também trouxe outro fator muito importante para o planejamento de ações de publicidade: a possibilidade de mensurar muito bem as ações que funcionam e as que não trazem os resultados esperados pela empresa anunciante.

Mas, nem tudo são flores. Enquanto na mídia tradicional, o número de pessoas que visualizam o anúncio e depois o aumento de vendas percebido em determinado produto são as principais métricas analisadas, no marketing digital é impossível reduzir a análise e estudo de sucesso a apenas alguns números. Cada canal e estratégia tem suas características intrínsecas, e cada uma delas afeta no resultado final de uma campanha digital.

Além do mais, tudo em marketing digital é uma construção. Ações para aumentar visitar em um site, como é o caso de estratégias de SEO, não dão resultados do dia para a noite. A quantidade de acessos de uma determinada URL vai aumentando com o tempo, e cada canal digital tem esse “time” para fazer uma ação começar a mostrar seus resultados. No final, não é o passe de mágica que você acreditava.

Assim como tudo na vida, alguns elementos precisam estar alinhas para que os resultados buscados consigam se realizar. Ações isoladas nas redes sociais não tem o potencial de subir o conhecimento do seu negócio como uma campanha conjunta aproveitando todos os canais disponíveis digitalmente.

O fluxo das ações também é muito importante para o sucesso de uma campanha em marketing digital. Enquanto o conteúdo é o grande chamariz do negócio, de nada importa ter um bom planejamento e construção de artigo se não é empenhado o mesmo esforço para colocá-lo no ar e compartilhá-lo entre os principais canais que recebem visitar do público que se busca.

Resultados do marketing digital, apenas de serem mais visíveis que os das ações de marketing tradicional, exigem mais esforço e engajamento da equipe para serem aproveitados. A Agência Conteúdo sabe disso, por isso tem a melhor e mais completa estratégia para o seu negócio. Entre em contato!