4 mitos sobre o bom gerenciamento das redes sociais

Na hora de gerir redes sociais ou mesmo montar um site com blog, percebe-se que existem muitos mitos sobre a maneira mais eficiente de se obter sucesso ou não.

Mito 1 – Ter uma arte bonita é tudo o que eu preciso

Tem se tornado cada vez mais comum em empresas, a contratação de um designer ou mesmo um parente, como um ‘sobrinho’ para fazer uma postagem com arte bonita nas redes sociais e assim atrair mais público de uma maneira barata. No entanto, será mesmo que ter uma arte bonita garante engajamento e aumenta os resultados nas redes sociais de uma marca? Os principais problemas desse pensamento são:

  1. A arte em questão é bonita para o público da empresa ou para o dono da empresa?
  2. O conteúdo da postagem está baseado em algo de valor para o público-alvo?
  3. Quem verá a postagem é o público-perfil da empresa ou qualquer pessoa?

Mesmo se a resposta for positiva para todas as perguntas acima, pense melhor. Você tem convicção do que está falando? Já parou para analisar?

Mito 2 – Quanto mais seguidores uma página tem, maior a chance de vendas

Aqui na Agência Conteúdo, temos um cliente com 1.600 seguidores no Instagram, com média de 70 interações por publicação e 5 leads gerados por mês. Uma empresa concorrente tem mais de 20 mil seguidores, com cerca de 20 interações por publicação e média de 1 lead a cada 2 meses.

Ter muitos seguidores nas redes sociais da sua empresa não será garantia de mais contatos. É preciso fazer um profundo estudo do perfil de público que se deseja atingir e após isso, saber se comunicar com a linguagem correta para ele, utilizando estratégias multidisciplinares, conteúdo de relevância que gere valor e reputação. Isso gera muito mais vendas do que um número grande de seguidores.

Por fim, aqui vai uma dica de quem entende: ter muitos seguidores fantasmas pode fazer com que o Facebook e o Instagram interpretem a sua conta como de má qualidade, fazendo com que cada vez menos seguidores visualizem as suas postagens.

Mito 3 – Vou impulsionar minhas postagens sozinho e assim economizar mais dinheiro

Com o intuito de economizar dinheiro, algumas empresas optam por escolher uma postagem de suas redes sociais e impulsioná-las por conta própria. Na verdade, esse erro pode custar até 100 vezes mais do que o necessário.

Você já viu um anúncio no Instagram de um restaurante de outro estado? De uma loja que não entregava no seu endereço? Ou mesmo de um produto que só poderia ser entregue em outra cidade? Pois é, esses são exemplos práticos da quantidade de pessoas que diariamente ‘doam’ seu dinheiro para o Facebook. Seria melhor ter doado para caridade.

Ao escolher anunciar com profissionais multidisciplinares você conseguirá resultados muito mais expressivos e infinitamente superiores aos de quando tentou economizar.

Mito 4 – Já tentei contratar pessoas para cuidar dessas áreas antes, melhor não gastar mais dinheiro

Lidamos com dezenas de empresas que contratam um perfil errado de agência ou profissional para cuidar da área de atuação nas mídias sociais. O resultado de uma parceria insatisfatória como essa é sempre um trauma. Alguns já tentaram mais de 5 contratos diferentes e não obtiveram resultados satisfatórios.

No entanto, ter uma experiência positiva, ver seu telefone tocando e sua caixa postal com novos leads muda isso definitivamente.

Uma agência de resultados possui uma equipe multidisciplinar. Com pessoas específicas a cada função, focadas em gerar resultados:

Nela, designer ou diretor de arte são muito bons em cuidar da parte gráfica e visual, o redator é ótimo em gerar conteúdo e o social media sabe gerir as mídias sociais da melhor forma.

Um anunciante é ótimo em criar, gerenciar anúncios e impulsionar postagens.

Um profissional capaz de reconhecer perfis pessoais é perfeito para encontrar seguidores com tipo ideal para sua empresa.

Um atendimento irá acelerar e melhorar a comunicação entre agência, empresa e cliente.

Um gerente de contas irá gerenciar melhor a qualidade do material criado.

Um gerente de projetos vai garantir prazos, orçamento e a qualidade geral da campanha.

Um consultor especialista que passa seus dias estudando e aperfeiçoando, irá garantir um crescimento contínuo dos resultados da sua empresa.

Com base nisso, será que uma só pessoa conseguirá lhe garantir os resultados que deseja?

Já tentou contratar uma agência com foco em resultados? A Agência Conteúdo é referência em marketing digital e conta com várias soluções para sua empresa. Clique aqui para entrar em contato e saiba mais.