Hoje em dia, existem muitas técnicas de venda com enfoques diferentes. O Social Selling é uma delas. Uma definição simples para essa nova metodologia é: “um conjunto de estratégias onde a empresa utiliza as redes sociais para se conectar com o público, descobrir as melhores maneiras de gerar valor para o cliente e engajar todos ao redor dos valores da marca.”
Muito da maneira das marcas se relacionarem com o público mudou, especialmente com o crescimento dos meios digitais. Tudo isso trouxe uma maior oportunidade do consumidor em pesquisar mais e buscar mais referências sobre qualquer produto. Com essa mudança no panorama do mercado de comunicação, a venda em si se tornou apenas uma consequência de um trabalho constante que busca passar confiança, credibilidade da marca e um relacionamento duradouro.
O novo modelo de vendas tem um novo foco, que deixa de colocar a responsabilidade da venda nas mãos do vendedor e passa a querer educar o público utilizando, principalmente, as redes sociais e canais digitais de comunicação para aumentar o engajamento do público-alvo com a marca.
Foi pela junção de todos esses fatores, que surgiu o conceito de “Social Selling”, que tem como principal ator o Vendedor Social, que se distancia do vendedor convencional (que foca todas as suas estratégias em fechar um pedido) e passa a buscar iniciar um diálogo, se comunicar para entender a real necessidade do cliente e entregar algo que seja percebido como valor pelo comprador.
Por isso essa “Venda Social” tem tanto potencial, considerando os novos compradores e sua habilidade de desmentir qualquer argumento puramente comercial que um vendedor use para induzir uma compra. Apesar de ainda ser uma metodologia de vendas nova, principalmente no Brasil, os resultados que podem ser atingidos com essas estratégias é inigualável, com resultados surpreendentes.
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