Instagram “sem likes”: o que isso significa para sua estratégia?

Para quem busca as melhores estratégias de marketing digital e o timing para aproveitar bem cada onda do mercado, saber de todas as atualizações, novidades e tendências das ferramentas digitais é essencial.

Ainda em mudança para muita gente, a plataforma do Instagram, uma das maiores redes sociais do momento, não só em número de usuários como também em negócio feitos, começou os seus testes no mundo tudo (inclusive no Brasil) para “omitir” a qualidade de likes e visualizações por post para seguidores.

Na prática, que já pode ser visto em vários perfils, a rede social não exibe mais o número total de curtidas de uma foto ou visualizações de um vídeo, tanto no feed de novidades como no perfil do cadastrado. Assim, apenas o dono da publicação consegue ver exatamente a quantidade de curtidas, reduzindo a considerada “pressão social”.

Essa foi, inclusive, uma das maiores justificativas que os donos do Instagram usaram para essa atualização: a necessidade de aceitação alheia, a qualidade de likes e resultados de publicações podiam causar efeitos negativos nos usuários, que ficavam muito preocupados com o número exibido não só para si, como para todos os usuários.

Assim, omitir da plataforma a qualidade de likes seria uma maneira de tentar “minimizar” o peso negativo das redes sociais na vida de muitas pessoas, o que é até um argumento plausível quando falamos de perfis pessoais. Agora, quando falamos de perfils comerciais, como a conta da sua empresa no Instagram, o que isso pode significar?

Para muita gente, a ausência do número significa perdas reais em alcance das estratégias: o número, que servia como “aval” de qualidade e reconhecimento da marca, mostrando que outras pessoas “gostam” ou até recomendam aquele serviço ou produto.

Outro ponto interessante a se pensar é que muitas das campanhas pagas nas redes sociais tinham como objetivo final (indicador de performance) a curtida – ou, se forma geral, o engajamento. Agora com esse número “excluído” da rede social, ainda vale a pena gastar dinheiro em campanhas com esse objetivo?

Apesar de muito nova, essa atualização, que ainda está sendo considerada um “teste” em vários cantos do mundo, trás muitas coisas para pensar, o que, por si só, já é um bom resultado. As métricas no mundo digital estão sempre mudando, as plataformas sempre se atualizando e novos códigos que parecem “brigar” com os seus resultados sendo liberados.

Como não podemos prever ou nos preparar para todas as atualizações do mercado digital – apenas ficar de olho e aproveitar no início para se destacar -, a lição que podemos tirar, para essa e todas as atualizações que estão por vir, é se nosso posicionamento digital está bem planejado.

Sua marca está nas redes sociais para ser vista? Seu perfil quer vender no mundo online ou levar os possíveis clientes para uma compra física? Você posta coisa nova todo dia apenas para ter mais curtidas?

A Agência Conteúdos te ajuda a pensar na melhor estratégia para o seu negócio e aproveitar o melhor das redes sociais a favor do sucesso da sua marca. Entre em contato: 81 3221-3922 | [email protected]