Check-list para uma boa estratégia de marketing digital – Parte II

Neste mês começamos te trazendo algumas dicas interessantes de marketing digital para quem está começando a criar a sua estratégia. Seja você um estudante da área, jovem profissional ou empreendedor, essas informações são muito importantes para te ajudar a sair do “estágio zero” e começar a praticar ações que vão trazer bons resultados para o seu futuro.

Ainda não leu a primeira parte deste conteúdo? Clique aqui para conferir a nossa introdução e as primeiras dicas, que vão te ajudar muito a contextualizar o aprendizado e começar do primeiro passo a montar sua estratégia de marketing digital. Vamos para as próximas dicas? Boa leitura!

 

4. Seja mobile first

Para quem ainda não ouviu falar nesse termo, “mobile first” significa ter o seu endereço digital adaptado e responsivo para os diferentes dispositivos, além do computador desktop, como smartphones e tablets. Isso é muito importante quando pensamos que boa parte do público hoje utiliza esses dispositivos para acessar a internet e pesquisar informações sobre empresas e soluções, então vale a pena investir em aparecer bem em todos os dispositivos.

 

5. Deixe toda a sua estratégia documentada em um plano de marketing

Você pode achar que ter todas as informações dentro da sua cabeça são o suficiente, mas não é bem assim. Quem acredita que vai estar sempre presente para tocar o negócio, pode se surpreender com a qualidade de vezes que a ajudar de outra pessoa vai ser necessária. Por isso, para deixar o processo sempre ágil e permitir que o resto da equipe te ajude tanto no planejamento como na parte operacional das estratégias, tenha todas as informações, dados e ações documentadas em um documento acessível para todo o setor.

Você pode encontrar modelos padrões na internet, mas o mais recomendado é seguir uma forma de organização que faça sentido para o seu tipo de negócio e também que as informações fiquem claras e bem didáticas para outras pessoas terem acesso e boa compreensão.

 

6. Dentro do site, crie o seu blog e o mantenha sempre atualizado

Em alguns pontos acima falamos da importância da sua “janela virtual”, seu site, o canal que vai oferecer todas as informações que seu público, curiosos e possíveis clientes precisem saber para tomar a decisão de compra. Mas, além do site, é importante oferecer conteúdos educativos e interessantes para os seus visitantes, que não falem apenas e exclusivamente da sua empresa.

Pense nos problemas e dores que levam seus clientes a adquirirem a sua solução de mercado. Aí, ajude esses clientes a desenvolver o seu processo de percepção do problema e também na análise de alternativas, educando e ajudando sempre que puder. Não tenha aquele pensamento antigo de que o segredo do seu negócio deve ser guardado a sete chaves. Pense em ajudar, seu cliente vai confiar na sua expertise e conhecimento e te chamar sempre que precisar.

 

7. Em todos os canais possíveis, produza conteúdos de qualidade

Redes sociais, seu blog, seu site, email e mensagens… Sempre que puder produzir um material que vai ajudar o seu público, pense na qualidade desse material. Empresas que estão sempre conversando e dando atenção ao seu cliente são as primeiras a serem lembradas quando ele precisar do produto e/ou serviço que elas oferecem. E não se preocupe tanto com a quantidade, qualidade é mais importante.

 

Fique de olho que em breve te traremos a última parte deste conteúdo!