Como funciona o marketing de convergência e por que aplicar

Como-funciona-o-marketing-de-convergência-e-por-que-aplicar

Enquanto alguns dizem que o surgimento do marketing digital está enterrando o marketing tradicional, outros decidem por criar novas tendências e maneiras de unir o antigo e o novo em estratégias eficazes. É isso que se trata o marketing de convergência.

A coexistência das duas formas “gerais” de marketing fez com que os profissionais de comunicação tivessem que se desdobrar para criar campanhas coesas para o meio digital e o físico. Assim, com ações digitais, realizadas através da internet, alinhadas com as estratégias do marketing físico, aquele tradicional que engloba ações no ponto de vendas, material promocional e uso das mídias tradicionais (revista, jornal, televisão, rádio…), surgiu o marketing de convergência.

Como o nome já diz, a convergência vem da interligação entre estratégias digitais e off-line. O objetivo dessa nova estratégia é otimizar os resultados de campanhas de marketing e comunicação por conectar suas ações. Isso significa que ações digitais também terão impacto no meio físico, assim como o marketing tradicional também pode ser sentido no meio digital.

Quando o público da sua marca está dividido tanto no meio digital como também pode ser impactado por comunicação tradicional em relação a sua marca, busca estratégias de marketing de convergência pode unificar os resultados para seu negócio. Além disso, com a unificação das estratégias, as ações e resultados podem ser expandidos para outros patamares.

Para isso, é essencial que as empresas interajam com seu público através da internet, como nas redes sociais, mas nunca se esqueçam do poder do contato pessoal e mais íntimo. Esse marketing aproveita todos os canais de comunicação e busca, sempre, entender o poder de cada meio na comunicação com o público-alvo.

Mas cuidado, por manter o marketing digital e o tradicional sempre de mãos dadas, quando uma ação não for aceita em algum dos meios ou sua equipe não estiver preparada para receber as respostas aos estímulos criados, toda a estratégia pode ir por água a baixo. Por isso a interação e segurança em relação aos profissionais responsáveis é tão importante.

Com planejamento, atenção às necessidades do seu público e adaptação das campanhas para cada meio escolhido, o marketing de convergência pode trazer resultados positivos para o seu negócio.