Long Tail e Head Tail: Qual a diferença?

imagem de WOKANDAPIX por Pixabay

Se você já cria conteúdo para a Internet ou tem pesquisado sobre o assunto, certamente você já sabe o que é palavra-chave (Keywords). Porém, você sabe qual é a diferença entre as palavras chaves Head Tail e Long Tail?

Se ainda não sabe, continue a leitura deste post para descobrir, mas já aviso de antemão que é algo absolutamente simples. Confira!

O que é Head Tail?

São palavras-chaves curtas, objetivas e gerais, com alto número de pesquisas, mas com alto número de concorrentes também. Alguns exemplos são:

Todas as Keywords acima são curtas e objetivas, altamente genéricas e podem servir como resultado para a pesquisa de muitas pessoas.

O que é Long Tail?

É traduzida como “Cauda longa”, são Keywords mais específicas e detalhadas do que as Head Tail. Elas contam com menor número de buscas, mas ao mesmo tempo têm menor concorrência, sendo mais fácil de obter as primeiras páginas de pesquisa.

Alguns exemplos de Long Tail seguindo os mesmos exemplos anteriores, são:

  • Curso de marketing digital;
  • Pneu novo para o Palio;
  • Camiseta masculina verde;
  • Dor de cabeça ao se levantar.

Notou como elas ficaram muito mais específicas e diretas? Existem muito menos pessoas pesquisando “Pneu novo para o Palio” do que pessoas pesquisando “Pneu Novo”. Entretanto, existem muito menos pessoas escrevendo posts com a palavra-chave Long Tail do que com a Head Tail.

É possível unir as duas?

Sim! Com certeza é possível unir long tail e head tail em um mesmo post e artigo. Na verdade, é essencial que isso seja feito, aumentando desta forma a possibilidade de rankeamento. 

Normalmente, quando esses 2 tipos de palavra-chave se unem em um mesmo post, ele é composto por uma Head Tail como Keyword principal e diversas Long Tail como Keywords secundárias.