Como o planejamento de marketing pode ajudar a criar campanhas mais baratas e rentáveis?

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O marketing digital não precisa de motivos para acontecer na sua empresa, deve ser um processo constante e acompanhado de perto por profissionais qualificados. Apenas assim sua marca ganha reconhecimento do seu público-alvo e não aparece apenas quando as vendas estão baixas.

Já que a presença digital deve fazer parte da comunicação da empresa, como fazer para garantir que as campanhas de marketing digital funcionem sempre, com o menor investimento possível e o maior retorno sobre o valor investido?

Assim como em qualquer área do seu negócio, o marketing da sua empresa tudo deve começar pelo planejamento detalhado de cada ação a ser executada, a definição estratégica de objetivos a serem atingidos e um cronograma para começar cada projeto e entregar os resultados.

O primeiro passo para um bom planejamento de marketing digital e comunicação é fazer uma análise do mercado, um Raio X do cenário em que seu negócio atua para descobrir como sua marca pode fazer melhor e diferente. Apenas a partir da análise correta e da definição inteligente de objetivos de marketing a serem conquistados, é possível começar a pensar na melhor estratégia e campanha para concretizar as intenções da marca. Nada de “chutar” números ou metas a serem buscadas, objetos concretos nascem de pesquisas e inteligência empresarial.

Erra quem pensa e assume que para conquistar uma boa posição em relação a sua concorrência no mercado é necessário investir grande parte do apurado da empresa no setor de marketing, comprando mídia e produzindo um grande volume de material gráfico. Existem, sim, técnicas de marketing digital que se utilizam de investimento maciço para garantir resultados mais urgentes para a empresa, quando o planejamento não foi realizado com a antecedência necessária. Mas, quando o marketing digital passa a fazer parte das estratégias cotidianas do seu negócio, o investimento começa a ser focado no capital intelectual do profissional de marketing do que no recurso financeiro que será alocado para essas atividades.

Estar presente nas principais mídias digitais, por exemplo, não exige muito investimento, apenas a alocação de um profissional competente e estratégico para utilizar o perfil da marca como uma janela para suas ações e, quem sabe, um canal de vendas e comunicação efetivo. Pelo outro lado, o potencial de lucratividade que uma ação bem planejada nas mídias sociais tem de trazer para a marca são incalculáveis.

Assim, o marketing digital não deve ser pensado como uma área apenas de gastos para a empresa, mas sim como um setor que realiza atividades diárias para manter a marca em destaque no seu mercado e atrair cada vez mais os olhos sonhadores do público-alvo.