Costumamos falar bastante sobre marketing digital, mas muitos donos de negócio ainda se perguntam – e nos perguntam – sobre a efetividade dessa estratégia. Afinal, será que o marketing digital funciona para todo tipo de negócio? Continue lendo e tire as suas dúvidas!
No Brasil, temos um alto índice de utilização de mídias digitais e afins, o que ajuda a defender o uso desses canais também para comunicação empresarial. Uma pesquisa realizada recentemente apontou que nós somos o 3º País com maior número de utilização em mídias sociais.
Outro dado muito importante foi esse, recolhido pela pesquisa Social Media Trendes 2017, divulgada pela Rock Content: mais de 90% das empresas brasileiras estão presentes nas mídias sociais; quase 65% delas afirmam que tem uma maior interação com o público por esses meios; as empresas que utilizam de forma correta, tiveram quase 50% de aumento nas vendas e no número de clientes; e, em média, 77% obtiveram uma melhor divulgação da marca.
Com esses dados, fica difícil duvidar do poder que o marketing digital tem em converter canais puramente de comunicação para ferramentas de divulgação da sua marca com o seu público-alvo. E, diferente do que muita gente pensa, esse marketing não é uma alternativa ou opção para substituir o marketing tradicional. Ambas as estratégias podem – e devem – ser utilizadas juntas.
No marketing tradicional, seja ele com materiais impressos, mídia offline, rádio e TV, você terá um determinado investimento para um certo público, o que pode acabar não sendo o suficiente para atingir todo mundo que você precisa e que tem interesse pelos seus produtos ou serviços. A associação de campanhas offline com o marketing digital, além de ampliar o alcance, oferece um resultado muito mais completo e coordenado, conseguindo atingir não só um público local como todos aqueles que estão presentes no meio digital.
Além do mais, o marketing digital proporciona algo que todo empresário gosta de analisar: números reais de resultados atingidos. O Marketing Digital proporciona um alto controle de mensuração de resultados, onde é possível saber o custo de tudo, desde o preço para um clique no seu site até o preço final para aquisição de um cliente.
Então, é possível que centralizar todas as ações de comunicação da sua empresa em marketing digital não traga todos os resultados que você espera, mas qualquer empresa que adicionar ao seu mix de comunicação a estratégia digital tem benefícios a ganhar. Confira mais dicas sobre marketing digital no nosso blog!