Você sabe quem é o seu cliente?

Não é novidade que o perfil do consumidor não se mantém o mesmo ao longo dos anos. Os costumes que nossos pais e avós tinham não são os mesmos que carregamos nos dias de hoje, apesar de sermos fortemente influenciado por eles.

Entretanto, na nossa realidade de participação do digital tão forte no nosso dia a dia e a internet fazendo parte da vida de quase toda a população, essa mudança de preferencias e comportamento acontece ainda mais rápida, e de forma bem mais radical.

Seja na frente de um computador ou através da tela de um smartphone, ao acessar um grande volume de informações disponíveis gratuitamente, os indivíduos já conseguem resolver boa parte dos seus problemas e adquirir as soluções que precisam sem sair de casa.

Esse avanço da tecnologia, os novos recursos da vida moderna e a diminuição do contato direto entre um vendedor e o consumidor final do seu produto pode fazer com que as empresas percam o controle de quem é, realmente, o seu público.

Além disso, o consumidor da era digital é extremamente mais seletivo e só confia em empresas que conseguem entender suas necessidades e atender seus desejos, exigindo um maior cuidado e atenção no processo de comunicação e vendas de um negócio.

No mundo digital, é possível enxergar as redes sociais como um canal de comunicação direta e quase pessoal que consegue entregar ao consumidor um papel de voz ativa no atendimento com a empresa, possibilitando que ambos os lados consigam expressar suas opiniões.

Entretanto, essa ferramenta digital também pode ser tornam uma arma contra a reputação da empresa. Assim como consumidores podem se reunir e compartilhar suas boas experiências com o negócio e seus produtos, também é possível que, quando alguém se sentir insatisfeito, use o poder das redes sociais para espalhar suas opiniões negativas.

O mesmo pode ser percebido com campanhas ou opiniões públicas que uma empresa divulga: se a mensagem não for aceita pelo seu público, as redes sociais são ativadas para compartilhar a indignação e, logo, a empresa acaba por se retratar sobre o assunto.

Outro fator muito importante sobre esse público é entender que, antes de empreender uma compra, ele irá pesquisar na internet informações sobre o produto, a satisfação do público e a comparação com produtos similares de concorrentes.

Todos esses fatores comportamentais ajudam as empresas a entender um pouco mais sobre o perfil do seu consumidor digital e mostram fatos que elas devem ficar atentas no momento que planejam a sua estratégia digital, como o fato de que 41% dos consumidores brasileiros usam aplicativos para fazer compras e 53% dos brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra.

Gostou das dicas? Entre em contato com a Agência Conteúdo para descobrir como explorar as estratégias digitais para atingir o seu público.