Social Media Brasil – 2009 – SP

O Social Media Brasil teve início na sexta-feira 05 de maio, com a abertura do palestrante Edney souza, falando de estatísticas e ética online.

Edney apresentou um panorama geral muito interessante, mostrando que atualmente as mídias sociais on-line estão sendo muito usadas pela comunicação corporativa no sentido do marketing. Também gostei da abordagem que Edney fez sobre a importância da sociologia para o entendimento dessas mídias, tema o qual eu já vinha estudando no meu curso de Ciências Sociais na UFPE.

Ainda no primeiro dia também, o palestrante Guilherme Valadares destacou a importância do planejamento e do gerenciamento de riscos. Segundo Valadares: “Você tem que estar preparado nas mídias sociais não só para receber elogios, mas também criticas”. Em relação ao primeiro dia de palestras pra mim só estas duas valeram a pena.

Particularmente, achei o segundo dia bem melhor. Wagner Fontoura inicia falando sobre a importância das estratégias nas mídias sociais, focadas em resultados, blogs corporativos e seus cuidados especiais. Fontoura ainda apresentou um breve histórico sobre as origens das novas ferramentas de mídias sociais, ele enfatizou a importância de criar conteúdos relevantes, manter contato com os conectores, “blogueiros”, líderes de comunidades, e principalmente ouvir o público alvo.

Em seguida Roberto Aloureiro da Tecnisa mostrou um case muito interessante da construtora e apontou caminhos para o sucesso corporativo nas mídias sociais.

A manhã foi encerrada com um ótimo painel de discussão com o tema “Busca e Social Media: Alinhando Estratégias”, que contou com a participação de Fábio Ricotta, Gustavo Zaiantchick e Paulo Teixeira, mediados por Miguel Dorneles (FOX Networks).

Para mim a melhor apresentação do evento foi a do descontraído palestrante Marcelo Trípoli, mesmo rouco, manteve o ritmo durante toda apresentação e conseguiu arrancar boas risadas dos participantes, com alguns vídeos emblemáticos sobre como responder a críticas nas mídias sociais.

A última apresentação ficou por conta de Juliano Motta com o tema: “ OK! Tudo é muito bonito, mas e os problemas?” Motta abordou os principais problemas encontrados neste mercado e a falta de foco em resultados. Apesar de abordar um tema interessante, Motta deixou a desejar na sua apresentação.

Por: Ygor Sarkis, Gerente de Comunicação e Marketing.