Mídias Sociais on-line estão mudando os negócios das empresas.

As Mídias Sociais moldam uma nova era de transparência e envolvimento nos negócios

Já ficaram para trás os dias em que as empresas podiam contar apenas com press releases e campanhas publicitárias para falar com seus clientes. Na era das Mídias Sociais as regras mudaram radicalmente. Agora, as pessoas procuram uma relação mais honesta e direta com as empresas das quais adquirem produtos ou serviços.

Esqueça o “Tentar vender” e mude para o “Fazer Conexões”

A fim de mudar o contexto do relacionamento com os clientes do “tentar vender” para o “tentar envolver”, as empresas precisam recorrer a diversos meios, como por exemplo, a criação de um blog corporativo e a inserção da empresa em mídias sociais como Orkut, Twitter e etc.

As empresas com melhor desempenho nas Mídias Sociais são as que tendem a publicar menos sobre seus produtos e serviços e mais sobre as coisas que ajudam seus clientes a conhecer os profissionais e a personalidade que estão por trás de uma empresa.

O objetivo deve ser menos sobre a “venda” e mais sobre o “envolvimento”. É através desse “envolvimento” que os consumidores começam a se sentir mais confortáveis ao se relacionar com a empresa.

Ponha de lado as “Grandes Campanhas” e parta para as “Pequenas Ações”

As empresas estão começando a ver que, ao invés de gastar milhões de dólares em campanhas publicitárias, as pequenas ações podem ser mais valiosas – já que as pessoas vão, inevitavelmente, compartilhar experiências que tiveram com a sua empresa através da socialização que as mídias  sociais on-line  lhes permitem.

Um comentário espontâneo e positivo de um cliente em relação a uma empresa o qual esteja visível  para todos na internet vale  com certeza muito mais do que mil anúncios pagos e veiculados na mídia convencional.

O Novo Paradigma de Negócios na Era da Mídia Social

As empresas que optam por não se adaptar à nova cultura estarão em uma crescente desvantagem. Estamos agora na era da comunicação aberta, do diálogo estabelecido, quando o sucesso das empresas terá menos a ver com o tamanho dos orçamentos de suas campanhas publicitárias e mais com a qualidade das relações que elas obtêm com os seus clientes.

Por: Ygor Sarkis, Gerente de Comunicação e Marketing.

Este texto é uma adptação do artigo “Ways Social Media is Changing Business” de Eric Braun