Google Search Máster – 2008 – SP

O Google Search Masters 2008 aconteceu no dia 24 de setembro, em São Paulo. Com seminários e palestras ministrados por engenheiros que trabalham no Google, o evento foi uma boa oportunidade para compartilhar conhecimento sobre as ferramentas da empresa que permitem aos webmasters melhorar a presença de seus sites na web.

Foram discutidos temas básicos para quem já está trabalhando nessa área há algum tempo, mas também foram apresentadas algumas novidades.

A palestra com o Pedro Dias, o Matt Cutts da língia portuguesa, foi muito boa. Ele mostrou, dentro do possível, uma visão oficial da empresa sobre algumas práticas de otimização de sites. Porém o que mais ocupou a discussão foi a questão de como fazer para sites feitos em Flash conseguirem ser observados pelo Google.

A palestra do Ben D’Angelo foi produtiva. Com o tema principal abordando as ferramentas para webmasters, ele aproveitou para explicar como a busca do Google funciona . Ben se saiu bem quando foi perguntado sobre os atributos title e alt, mas deixou a desejar em sua resposta sobre Web Standard.

A palestra de Adam Lasnik mostrou como funciona a ferramenta de ajuda ao Webmaster e também voltou a falar sobre usabilidade, acessibilidade e flash.

O inglês com sotaque de indiano de Rajat Mukherjee atrapalhou um pouco a compreensão de sua apresentação sobre buscas personalizadas. Este palestrante não deixou muito claro pra mim as vantagens do Google Search Appliances sobre Custom Search.

Para concluir, foram anunciados os novos produtos, embora alguns deles não tenham causado tanta surpresa assim.

Por: Ygor Sarkis, Gerente de Comunicação e Marketing.