E-mail Marketing: Estratégia útil, de alto retorno e baixo investimento

O e-mail marketing é uma estratégia que traz grande retorno quando se tem como objetivo o compartilhamento de conteúdo (novidades, apresentações, convites, ofertas etc.) e promoção de lembrança de marca a partir do relacionamento constante com o seu público na mídia digital.

 

Uma estratégia de grande utilidade e potencial de retorno:

No primeiro momento que o seu público-alvo toma conhecimento da sua empresa é muito comum que ele não compre de imediato os serviços e produtos oferecidos. Ele sente a necessidade conhecer um pouco mais o mercado ou talvez ainda não esteja no momento de compra.

Ao conseguir o contato deste potencial cliente e algumas informações dele através, por exemplo, de um formulário de newsletter em seu site, sua empresa irá garantir que aquela oportunidade não será perdida: poderá ser trabalhada e gerar uma venda num momento oportuno.

Continuando com o exemplo, mesmo que este internauta venha a comprar de um concorrente ao final de sua busca online; sua empresa já terá o contato dele e poderá manter um relacionamento contínuo. Caso a concorrência cometa qualquer deslize no pós-venda, ele lembrará da sua marca e saberá a quem recorrer.

Leonardo Kelmann, que atua há mais de 15 anos no mercado de tecnologias de envio de e-mails, argumenta que, além de barato, o e-mail marketing costuma oferecer um maior retorno sobre investimento do que muitas outras estratégias em mídia digital. Em seu artigo: “E-mail Marketing: por que usar?” escrito para o portal Endeavor ele traz várias estatísticas como esta que citamos abaixo:

Segundo o site mediapost.com, comparando com outras mídias, o e-mail traz o melhor ROI (sigla em inglês para retorno sobre o investimento), sendo US$ 40,00 de faturamento para cada dólar investido, contra US$ 17,00 de faturamento obtido em publicidade com palavras-chave ou banners. As taxas de clique são em torno de 5% para e-mail, comparado com 0,8% de banners.

 

O que é necessário para começar a utilizar?

Como vimos a importância e a utilidade da estratégia do e-mail marketing para etapas de pré-venda e pós-venda são grandes. É por isto que é cada vez maior o número de empresas que buscam entender como fazer para utilizá-la da maneira mais eficiente possível.

Antes de qualquer coisa, é preciso que esta ação seja feita de maneira correta e legal. A Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) oferece uma guia de “Boas maneiras” que é de leitura obrigatória para que deseja realizar campanha de e-mail marketing. Você pode acessá-lo aqui neste link.

Uma outra boa leitura para quem deseja iniciar suas campanhas é o E-book gratuito oferecido pelo portal Resultados Digitais.

Caso deseje garantir seus resultados, o ideal é contratar uma Agência Digital, que saberá a melhor forma de integrar essa estratégia com outras dentro do ambiente online, visando obter mais valor de marketing e retorno sobre o investimento.